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sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ao Consumidor

Ao Consumidor
 As relações de consumo trazem consigo uma série de obrigações do fornecedor para com o consumidor, as quais devem ser cumpridas rigorosamente a fim de evitar prejuízos a este último.

Estas obrigações, estão expressamente reguladas pela Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e vão desde a indispensável observação dos direitos básicos do consumidor, como a necessidade de que este seja previamente advertido sobre todas as condições que envolvem a aquisição de determinado produto ou serviço, como, o preço, composição, quantidade, a validade e os riscos que o produto ou serviço apresenta, entre outras, até, por exemplo, a proibição de publicidade enganosa ou abusiva por parte dos fornecedores, assim como o impedimento destes quanto à adoção de métodos comerciais desleais, que possam confundir o consumidor.

Neste sentido, é importante frisar que, conforme dispõe o artigo 2º da referida Lei, a qualidade de consumidor é atribuída a toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza determinado serviço como destinatário final, bem como, a coletividade de pessoas, ainda que em número indeterminável, que intervenham na relação de consumo.

Muitas vezes os fornecedores não respeitam sequer os direitos básicos do consumidor, quanto mais suas obrigações relativas à substituição ou reparação do produto ou serviço defeituoso, sendo que, nestes casos, cabe aos consumidores exercerem seu direito, exigindo a reparação dos danos de qualquer natureza que tenham suportado em razão da conduta adotada pelo fornecedor.

Neste sentido, para que os fornecedores exerçam corretamente seu direito à reparação, ou mesmo para que os fornecedores exerçam sua defesa, faz-se necessário que sempre sejam observados atentamente os prazos decadenciais e prescricionais previstos no Código de Defesa do Consumidor.

O prazo para que o consumidor reclame e exija a reparação dos defeitos ou vícios aparentes e de fácil constatação é de 30 (trinta) dias, se o produto ou serviço adquirido for tido como não durável, ou de 90 (noventa) dias, se este for tido como durável. Para os casos destes vícios, estes prazos têm início a partir da efetiva entrega do produto ou da execução do serviço. Já quanto aos vícios ocultos, os prazos são os mesmos e têm início a partir do momento que ficar evidenciado o vício ou defeito do produto ou serviço.

É importante frisar que, constatando-se os vícios ou defeitos, a reclamação formal deve ser exercida impreterivelmente nos prazos indicados, sendo que o direito decai, ou seja, caduca, se tal reclamação formal não for exercida nos prazos indicados.

Quanto à pretensão do consumidor de exigir, pela via judicial, a reparação dos danos que lhe foram impostos, o prazo prescricional para o exercício deste direito é de 5 (cinco) anos, que são contados a partir do conhecimento do dano e de sua autoria e, evidentemente, desde que não tenha ocorrido a decadência.

Portanto, o direito a efetiva reparação dos danos morais, materiais e à imagem é amplamente resguardado pela legislação e vem sendo amplamente tutelado pelo Poder Judiciário, conforme é possível constatar-se nos julgados a seguir colacionados ou, ainda, nos artigos específicos sobre a matéria: 

Jurisprudência
cautelar - fornecimento de energia
seguro de imóvel - dano moral e material
acidente - responsabilidade da concessionaria
transporte aéreo - extravio de bagagem
saque indevido - dano moral
uso de tintura para cabelos - dano moral
estacionamento - responsabilidade
instituição bancária - dano moral e material
plano de saúde - dano material e moral
empresa de proteção ao crédito - dano moral
seguro de vida - dano material
energia elétrica - corte de fornecimento
erro médico - fornecedora de serviços
banco - dano moral e material
seguradora - danos morais e materiais
energia elétrica - corte no fornecimento
energia elétrica - corte do fornecimento
acidente - dano material e moral
acidente de trânsito - transporte coletivo
extravio de bagagem - indenização
plano de saúde - relação de consumo
acidente - dano material e moral
transporte aéreo - dano moral e material
seguradora - dano material e moral
cobrança indevida - dano moral e material
cartão de crédito - dano moral
falha no serviço - dano moral
incêndio em veículo - dano moral e material
corte no fornecimento de água - dano moral
ação de busca e apreensão - dano moral
falta de certificado de conclusão - dano moral
vício do produto - dano moral
vício do produto - dano material
encerramento de conta - dano material e moral
transporte - dano moral
transporte aéreo - dano material e moral
concessionária - dano moral e material
roubo em hotel - dano moral e material
empresa aérea - dano moral
furto em oficina mecânica- dano material
furto em estacionamento - dano material
instituição de ensino - dano material e moral
roubo de jóias empenhadas - dano material e moral
cobrança indevida - dano moral
banco - negligência
acidente aéreo - relação de consumo
seguro de veículo - suspensão de habilitação
limite de crédito - dano moral
corte de energia - abuso
companhia aérea - multa
cobrança indevida - danos morais
propaganda enganosa - dano moral
hospedagem - dano moral e material
corte no fornecimento - aviso prévio
assalto em ônibus - irresponsabilidade
água imprópria - cobrança indevida
furto - agência bancária
pane em veículo - responsabilidade objetiva
corte no fornecimento - irregular
busca e apreensão - dano moral e material
propaganda enganosa - dano moral
telefone clonado - dano moral
queda - dano moral
queda de luz - indenização
protesto indevido - dano moral
cadastro de inadimplentes - dano moral
cancelamento de vôo - indenização
SERASA - comunicação
plano de saúde - despesas médicas
banco - responsabilidade
alimento - dano moral
escola - dano moral
transporte - responsabilidade
companhia aérea - indenização
agência de turismo - responsabilidade
supermercado-suspeita de furto
atraso de vôo - indenização
cancelamento de vôo - indenização
banco - restituição em dobro
acidente de consumo - responsabilidade
reconhecimento MEC - dano moral
transporte aéreo - dano moral
ônus da prova - inversão
veículo defeituoso - indenização
transporte aéreo - dano moral
plano de saúde - indenização
veículo - dano moral
serasa - comunicação prévia
saques – ônus da prova
serviços advocatícios - CDC
serviços advocatícios - CDC
dano moral - micareta
transportadora - bala perdida
ônus da prova - CDC
legitima defesa - responsabilidade civil
denúncia - dano moral
documento falso - responsabilidade
escola - responsabilidade objetiva
transporte internacional - CDC
Procon - competência
rodovia - responsabilidade
pensão - acidente
obra - atraso
mensalidade escolar - cobrança
consumidor - informações incompletas
plano de saúde - cobertura
seguradora - direito regressivo
cobrança abusiva - dano moral
plano de saúde - menor
Procon - multa
inseto - refrigerante
cartão - furto
seguro - contrato
banco - cheque
relação de consumo - dano moral
prescrição - CDC
veículo - CDC
transferência bancária - responsabilidade
relação de consumo - configuração
competência - ação civil pública
contrato administrativo - CDC
defeito - responsabilidade
plano de saúde - dano moral
plano de saúde - prótese
garantia - veículo
dívida - garantia
imóvel - atraso
alimento - dano moral
telefone furtado - cancelamento
cartão - furto
plano de saúde - cobertura
fila de banco - dano moral
fornecimento de água - indenização
http://www.danos.com.br/assunto/p/43e21d8529836/ao-consumidor

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